terça-feira, 7 de setembro de 2010

Algar-Seco: Algarve. Um quadro pintado de estranhas e irrepetíveis formas, de grutas, algares e falésias esculpidas no calcário e na argila. Um lugar onde se respira a maresia refrescante que galga a fortaleza irreal

Cortesia de picasaweb
Algar, significa «caverna, gruta, despenhadeiro». Este Algar-Seco é uma rede de grutas que sobem do mar, passam por debaixo da linha de rochas costeiras e faz entrar a água das marés em piscinas interiores, onde «rugem» as ondas. Fica a 500 metros da Praia do Carvoeiro, para leste e tem acesso por estrada asfaltada.
Muito antes da Praia do Carvoeiro começar a ser um cartaz turístico de renome nos roteiros nacionais e internacionais, já o Algar-Seco era um local de passagem obrigatória para quem visitava a antiga povoação de pescadores. Com efeito, o conjunto de formações rochosas, que o mar, o vento e as águas foram talhando pacientemente ao longo de milhões de anos, foi sempre um local que impressionou o visitante, um quadro pintado de estranhas e irrepetíveis formas, de grutas, algares e falésias esculpidas no calcário e na argila, onde a imensidão azul e calma ou as vagas alterosas se escondem no horizonte infinito. Um lugar que afaga e renova o espírito nos dias sossegados e nas noites de lua cheia. Onde se respira a maresia refrescante que galga a fortaleza irreal, quando o oceano se enfurece.
Um anfiteatro de rara beleza. O homem foi ao longo dos anos, moldando escadinhas e recantos, que proporcionam ao visitante momentos inesquecíveis de paz interior, o prazer das calmas madrugadas e o encantamento do sol que se espreguiça na despedida.


Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


Algar-Seco é uma excelente alternativa de passeio para quem aprecia a natureza. Um passeio até ao miradoiro da sua Boneca.

Cortesia de Mario Lawall/Olhares/Panoramio/JDACT