sábado, 11 de setembro de 2010

Bagnacavallo: Situada no coração da Romagna, cercada por grandes cidades, Bologna, Ravenna, Ferrara, Imola, conserva o fascínio de um centro histórico muito interessante, caracterizado por uma peculiar estrutura sinuosa, estrutura medieval e pela presença de inúmeros palácios

Cortesia de maplandia
Bagnacavallo é uma comuna italiana da região da Emília-Romanha e província de Ravenna.

Cortesia de emmeti
Cidade da arte no coração da Romagna, Bagnacavallo mantém um centro histórico único, com um plano central que se desenvolveu em torno da antiga cidadela. Os primeiros vestígios de humanos nesta cidade surge na Idade do Bronze tardia.
Depois de ter pertencido ao domínio da Úmbria, etrusca, romana, vai para os romanos e tornou-se a cidade uma importância da região.

Cortesia de minardierbe
Nos tempos medievais, a cidade está sob o poder dos senhores locais. Depois do domínio de Bolonha e Faenza , a do Estado Papal e da fortuna do Capitão John Hawkwood . De 1440-1598 é de propriedade da família Este, então parte dos Estados Pontifícios até a unificação da Itália.

Cortesia de sagreinromagna
Existem várias hipóteses sobre a origem do nome singular de Bagnacavallo, lembrado apenas por fontes do século X. Alguns textos antigos refere-se à presença de uma fonte de água para curar cavalos e que teria beneficiado o cavalo do imperador Tibério. Para confirmar a hipótese seria o lema que aparece no brasão de armas «Ingredior rhoebus, egredior cyllaros», isto é, «Ao doente, eu  devolvo o saudável».
 
Cortesia de regioneemiliaromagna 
Este é um dos portões de entrada da doce e húmida cidade de Bagnacavallo. Situada no coração da Romagna, cercada por grandes cidades, Bologna, Ravenna, Ferrara, Imola, Bagnacavallo conserva o fascínio de um centro histórico muito interessante, caracterizado por uma peculiar estrutura sinuosa, estrutura medieval e pela presença de inúmeros palácios pertencidos á nobres famílias, nos quais se conservam ainda hoje valiosos frescos e pinturas.

Cortesia de fotolog
Por ser uma cidade localizada na zona do Delta do Pó, «sofre» com a humidade, sendo assim, ou por outras palavras e usando termos populares,  «o frio mais frio», o «molhado mais molhado». Trata-se de uma «húmida realidade» e não humidade relativa como é usal referenciar. 
Cortesia de europebaronnerie49

Cristo redentor entre santos, San Michele Arcangelo
Bagnacavallo
Cortesia de martoniperbagnacavallo

Com a amizade da Rita Marques. Obrigado.
JDACT