quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Equinócio de Setembro: O Outono de 2010 começa no dia 23 (amanhã) às 04h 09m (hora legal). O dia e a noite duram o mesmo tempo

Iluminação da Terra pelo Sol no momento do Equinócio
Cortesia de wikipedia

O Outono de 2010 no Hemisfério Norte ocorre amanhã, dia 23 de Setembro, às 04h 09m (hora legal), considerando que no momento actual existe +1h em relação ao Tempo Universal Coordenado, UTC. Este instante marca o Equinócio do Outono. Na mudança de hora, no próximo mês de Outubro, voltamos às horas UTC. Esta «estação do Outono» prolonga-se por 89,85 dias até ao próximo Solstício que ocorrerá no pf dia 21 de Dezembro às 23h 38m UTC.
Na área da astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, na sua órbita aparente, (como vista da Terra), corta o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projectada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste.

Cortesia de jornale
A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa «noites iguais», ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo, «noite igual ao dia». Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol, alvorada, é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte e o pôr do Sol, crepúsculo ou ocaso, o instante em que o círculo solar se encontra metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.

Cortesia de deusario
Os equinócios ocorrem nos meses de Março e Setembro e definem as mudanças de estação. No Hemisfério Norte a Primavera tem início em Março e o Outono em Setembro. No Hemisfério sul é o inverso.
As datas dos equinócios variam de um ano para outro devido aos anos tropicais (o período entre dois equinócios de Março) não terem exactamente 365 dias, fazendo com que a hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de 18 horas, que não encaixa necessariamente no mesmo dia. O ano trópico é um pouco menor que 365 dias e 6 horas. Assim, num ano comum, tendo 365 dias e portanto mais curto, a hora do equinócio é cerca de 6 horas mais tarde que no ano anterior. Ao longo de cada sequência de três anos comuns, as datas tendem a adiantar-se um pouco menos de 6 horas a cada ano. Entre um ano comum e o ano bissexto seguinte há um aparente atraso devido à existência do dia 29 de Fevereiro.

Cortesia de wikipédia, horas UTC
Também se verifica que a cada ciclo de 4 anos os equinócios tendem a atrasar-se. Isto implica, que ao longo do mesmo século, as datas dos equinócios tendem a ocorrer cada vez mais cedo. Assim, no século XXI só houve 2 anos em que o equinócio de Março aconteceu no dia 21 (2003 e 2007); nos demais, o equinócio tem ocorrido em 20 de Março. Prevê-se que, por volta do ano 2040, passe a haver anos em que o equinócio aconteça no dia 19. Esta tendência só irá desfazer-se no fim do século, quando houver uma sequência de 7 anos comuns consecutivos (2097 a 2103), em vez dos habituais 3.

Cortesia de walkyriasuleiman
Cortesia de wikipédia/JDACT