terça-feira, 28 de setembro de 2010

Maria Manuel Cid: A Poetisa da Chamusca. A Querida «Mimela» de voz terna e afável. Quando morrer rosas brancas para mim ninguém as corte, se não as tive na vida, para que as quero na morte?

Cortesia de antonioteles

O melhor de todos nós

O teu calção d'oiro antigo
No teu corpito, forcado,
Lembra a seara do trigo
Antes do pão ser cortado...

A jaqueta de ramagem
Onde sonhando antevejo
Toda a cor, toda a imagem
Dos campos do Ribatejo...

Por ser poeta vos tenho
Como pendão duma raça,
Por isso vos acompanho
Quando toureiam na praça...

Sois de mim o que não posso
Ser por mim sem vós o ser,
Sois a vida que remoço
Na vida que vais viver...

A coragem que se atreve
A sustentar a raiz,
A força que pode e deve
Renovar o meu País...

Sois heróis sem fazer guerra,
Sois antes e sois após,
Sois enfim da nossa terra
O melhor de todos nós...

 
Maria Manuel Cid
 
Talvez que eu parta chorando
( ... )
Na voz de quem me cantou...
 
Cortesia de Poemas, Obra Completa de Maria Manuel Cid, Autoria de Maria Manuel Cid, MG Editores, Edição de Maio de 1999, ISBN 972-8471-19-X. Obra adquirida em 1 de Junho de 2000.

JDACT