quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O Loendro: Reserva Botânica de Cambarinho. Um arbusto de crescimento espontâneo na Península Ibérica. Prefere as zonas húmidas onde emoldura ribeiros e regatos como acontece em Cambarinho. Nos meses de Maio e Junho, os olhos dos visitantes podem-se maravilhar com um «espectáculo» de cor

O Loendro
Cortesia de clubearlivre
A sua cor é vermelho, violáceo das suas pétalas, do verde das suas folhas e a sua rara beleza, resplandece entre os meses de Maio e Junho. Obriga a uma visita ao concelho de Vouzela, terra onde os loendros se apresentam em máxima força, especialmente na Reserva Botânica de Cambarinho.

O Rhododentron Ponticumm, vulgo loendro, é um arbusto de crescimento espontâneo na Península Ibérica. Apresenta as folhas alongadas e flores vermelho violáceas de rara beleza. Prefere as zonas húmidas onde emoldura ribeiros e regatos como acontece em Cambarinho onde, nos meses de Maio e Junho, os olhos dos visitantes se podem maravilhar com um magnífico espectáculo de cor pela sua floração.

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow



Esta comunidade de loendros, a mais importante do nosso país encontra-se protegida pelo Decreto-Lei nº 364/ 71, de 25 de Agosto que criou a Reserva Botânica de Cambarinho que determina a protecção desta espécie e de outras, para além da fauna existente nos seus 24 hectares de extensão. Sendo uma planta venenosa foi perseguida, através dos tempos, como planta indesejável nas matas e nos campos de cultivo por parte dos proprietários do gado, pois por vezes o gado ingere as folhas, originando graves perturbações nos animais e que podem levar à morte. Devido à sua rara beleza, o seu corte serve para enfeitar as ruas, edifícios e andores na altura das procissões religiosas. Servem também para a construção das «sebes» dos carros de vacas, dada a maleabilidade das suas varas para o trabalho encanastrar. Não fora esta utilidade e a sua extrema beleza e, talvez, fosse impossível o encanto que, hoje nos proporciona e que obriga todos os amantes da Natureza a uma visita à Reserva Botânica de Cambarinho.

«Na Reserva Botânica de Cambarinho situa-se a maior concentração de Loendros (Rhododendron Ponticum) de Europa, que cobre de roxo 24 hectares. Torna-se palco de um exuberante espectáculo de cor, com os loendros floridos, uma das raras espécies de crescimento espontâneo sobreviventes da flora do período geológico do Terciário. Embora sejam arbustos venenosos, vale a pena visitar entre Maio e Junho, altura do seu florescimento. Predominam áreas de mato, permanecendo no entanto zonas de pinhal, manchas de carvalhal, áreas agrícolas e lameiros. A Reserva Botânica de Cambarinho fica situada na povoação de Cambarinho, freguesia de Campia, concelho de Vouzela, distrito de Viseu, na vertente norte da Serra do Caramulo. Esta reserva foi criada em 1971 e está sob a tutela do Instituto da Conservação da Natureza».

Cortesia de augustomotamultiply
 
Cortesia de Escola Básica Integrada de Campia/JDACT