terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Serra de São Macário: Uma elevação de Portugal Continental, com 1052 m de altitude (no Alto de São Macário). Localiza-se a pouco mais de 10 km a norte de São Pedro do Sul

Cortesia de amateriadotempo
A Serra de São Macário é uma elevação de Portugal Continental, com 1052 m de altitude (no Alto de São Macário). Localiza-se a pouco mais de 10 km a norte de São Pedro do Sul. Terra de frondosas matas e de aldeias quase vazias. Um passeio gratificante e com paisagens deslumbrantes.
Em plena serra existem duas capelas, a capela de S. Macário e Santa Maria Madalena. São muito procuradas por peregrinos.

«Conta-se que Macário era um homem cuja profissão obrigava a prolongadas ausências de casa. Uma vez, depois de uma dessas ausências, ele regressou a casa mais cedo do que se esperava e encontrou um homem a dormir na sua cama. Julgando que a sua mulher o estava a trair e cego pelo ciúme, logo Macário matou o homem adormecido. Assim que consumou o crime, Macário verificou, horrorizado, que tinha acabado de assassinar o seu próprio pai, que a sua esposa tinha acolhido em sua casa durante a sua ausência. Para expiar tão grande pecado, Macário fez-se então eremita e foi viver para uma gruta, onde passou o resto da sua vida em jejuns e oração.

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow



A pequena capela, cujo telhado de xisto se vê na fotografia acima, foi construída no local da gruta onde São Macário viveu. Fica situada perto do ponto mais elevado da Serra de Arada, também chamada Serra de São Macário, que fica a norte de São Pedro do Sul e a sudoeste de Castro Daire, no distrito de Viseu. A serra que se vê em último plano na imagem é a do Caramulo.
As placas de xisto constituem a cobertura tradicional das casas da região, mas este tipo de cobertura é cada vez menos utilizado. Há alguns anos, houve um movimento no sentido de repor a cobertura tradicional das casas. Como consequência deste movimento, em algumas aldeias, como Canelas, Cabril e Vitoreira, todas as casas ficaram outra vez cobertas de xisto. Agora, porém, a maior parte das casas já está de novo coberta de telhas. A vista que se tem do alto da Serra de Arada é digna de ser admirada. O acesso mais fácil, para quem vai de carro ou de autocarro, é feito a partir de São Pedro do Sul, passando por Sul, que é a antiga sede de concelho. O acesso é tão fácil, que quase não nos apercebemos da subida. Só quando chegamos lá acima e de repente deparamos com uma vista grandiosa, é que nos damos conta de quanto subimos. Perto do São Macário e encolhida numa dobra da serra, fica uma aldeia muito típica e muito bonita, chamada Pena. No fundo do vale que se vê atrás da pirâmide, corre o Rio Paiva. Os montes que se vêem na outra margem são da Serra de Montemuro, cujo ponto mais elevado tem uma altitude superior a 1200 metros». In amateriadotempo.

Cortesia de CMSPdo Sul/Fernando Ribeiro/JDACT