quarta-feira, 5 de outubro de 2011

André de Resende. Vida do Infante D. Duarte: «Entre os filhos que delRey Dom Manoel, e da Serenissima, e Santissima Rainha Dona Maria sua molher ficaraõ, o mais moço foi o Illustrissimo Dom Duarte, o qual nasceo em Lisboa nos paços da Ribeira, aos sete dias do mez de Setembro...»

Cortesia de wikipedia e brownedu

NOTA. Texto na versão original

Vida do Infante D. Duarte
Dirigida ao senhor Dom Duarte, Duque de Guimarães, seu filho
Capítulo I
«Começarei pelos dotes da natureza corporaes, naõ como principaes, porque esses saõ os da Alma; mas como para gabar huma bem ordenada casa, a ordem do edificio parece que naturalmente precede o que das qualidades do hospede e morador della se pode dizer; assi para escreuer as virtudes do Illustrissimo vosso pay, começando pelo exterior, viremos a fallar quam nobre alma teue apousentada em este nobre e generoso domicilio corporal, de que Deos e natureza o ornaraõ. E daqui por diante deixarei de fallar com V. Excellencia, e irá o estylo somente como historiador, relatando as cousas em geral, até que seja tempo de epilogar, e concluir a liçaõ, que determinei de lhe ler.

Capítulo II
Entre os filhos que delRey Dom Manoel, e da Serenissima, e Santissima Rainha Dona Maria sua molher ficaraõ, o mais moço foi o Illustrissimo Dom Duarte, o qual nasceo em Lisboa nos paços da Ribeira, aos sete dias do mez de Setembro do anno de nosso Senhor Jesu Christo. Foi Principe dotado de perfeições corporaes, e tanto, que na idade de minino, e puericia se pode com razaõ chamar fermoso, porque era muito alvo e rozado; tinha os cabellos louros, voltados em anneis, os olhos vivos e penetrantes, e todas outras feições boas e muito proporcionadas.

E na idade ja crecida se podia contar entre os gentís e bem figurados homens, com a natural alvura mais temperada, e assás corada. Os cabellos castanhos, e a barba da mesma cor muito bem posta e povoada. A estatura meãa, a corporatura quadrada, e varonil, forçoso, e por isso muito fragueiro.

Cortesia de wikipedia e joaocutileiro

Capítulo III
Foi em todas as suas cousas aprazivel, e sem pezadume, e na puericia taõ gracioso, que até as mininisses, e trauessurinhas daquella idade lhe estauaõ bem, e tinhaõ graça. Estando ElRey que Deos tem na Chamusca, e o Iffante Cardeal Dom Affonso na Azinhaga, apousentavaõ-se os Infantes Dom Henrique e Dom Duarte com elle, como sempre até lhes darem casa. Ensinava os Infantes Gaspar Moreira bom Jurisconsulto, e meaõ latino, mas pouco pratico, e accomodado ao modo que se haõ tratar os engenhos sublimes e altiuos, e mais de Principes de taõ tenra idade; com o que os Infantes aproveitavaõ pouco, e elle lhes era enfadonho, que ouviaõ suas lições mais por reuerencia, e temor do Cardeal, que os constrangia, que por affeiçaõ do mestre. Aconteceo huma fésta estando o Cardeal com seu mestre Ayres Barbosa em liçaõ, e com elle seis ou sete, que nos ahi achámos, foraõ chamados os Infantes á sua liçaõ, onde os estaua seu mestre esperando. E passando o Infante Dom Duarte por onde eu acertei de estar no topo de huma escada, que hia para o lugar onde hauiaõ de ler, trauoume da capa, e acenoume que fosse lá, e eu dissimuladamente assi o fiz. Disse-me entaõ: Rogovos que digais ao mestre que naõ leamos, que faz grande calma. Fallei ao mestre, e elle se magoou tanto disso, e pôs tantas escusas por parte do Cardeal, que naõ aproveitou para naõ entrarem em liçaõ. Eu torneime á do Cardeal». In Luís de Sousa Rebelo, A Obra de André de Resende, Vida do Infante Dom Duarte, Fundação Calouste Gulbenkian, História e Antologia da Literatura Portuguesa, Miscelânea, Século XVI, 2003, ISBN 1645-5169.

Cortesia de FCGulbenkian/JDACT