segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Fundação Oriente. Percursos da Arte Contemporânea Chinesa: «Pretende-se reflectir sobre o modo como a arte chinesa contemporânea se define, por um lado, como um espaço de encontro de influências, estilos e técnicas de origem nativa e estrangeira e, por outro lado, se auto-representa como uma tapeçaria temporal, em que retalhos do passado e do presente inevitavelmente se encontram»

Cortesia de foriente 

Percursos da Arte Contemporânea Chinesa. Piso 4. Ministrado por Tânia Ganito. Dias: 5, 19 e 26 de Novembro de 2011, 3 e 17 de Dezembro de 2011. Horário das 10h00 às 13h00.

«Ao longo de cinco sessões iremos analisar os percursos da arte chinesa independente a partir do final da década de 1970. Embora se procure fazer referência ao trabalho desenvolvido pelos artistas chineses da diáspora, o enfoque será colocado nos principais movimentos artísticos que surgiram na República Popular da China a partir de então e nos temas centrais abordados nas produções artísticas independentes. Considera-se igualmente importante realçar o processo de criação de novos espaços de produção independente e recepção artística na República Popular da China, com especial ênfase para a cidade de Beijing, bem como a sua relação com os fenómenos da globalização e da mercantilização da cultura. Pretende-se, desta forma, reflectir sobre o modo como a arte chinesa contemporânea se define, por um lado, como um espaço de encontro de influências, estilos e técnicas de origem nativa e estrangeira e, por outro lado, se auto-representa como uma tapeçaria temporal, em que retalhos do passado e do presente inevitavelmente se encontram.
Tânia Ganito é assistente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Os seus interesses de investigação centram-se nos domínios dos Estudos Chineses, Antropologia Cultural e Estudos de Cultura». In Fundação Oriente.


Programa:
  • Sessão I - As Primeiras Expressões Públicas da Arte Experimental;
  • Sessão II - A transição para o contemporâneo: principais correntes do período 989-1999;
  • Sessão III – Temas;
  • Sessão IV - A Arte e os Artistas da Diáspora;
  • Sessão V - A Reinvenção dos Espaços de Produção e de Recepção Artística.
Cortesia de F. Oriente/JDACT