sexta-feira, 14 de outubro de 2011

George Chinnery. Um dos grandes pintores de Macau: «… na sua opinião o maior artista europeu que viveu no Oriente fixando-se em Macau por muitos anos onde sempre genial, era a alma, o encanto da sociedade inglesa»

(1774-1852)
Londres
Cortesia de wikipedia

George Chinnery foi um pintor inglês, que passou parte da sua vida na Ásia, em especial na Índia e sul da China. De 1825 até à sua morte em 1852, Chinnery residiu em Macau. No entanto, fez visitas regulares a Cantão.




Cortesia de algumas galerias de arte

Pintou paisagens, quer em óleo e aguarelas, e fez numerosos desenhos do povo de Macau, envolvidos nas suas actividades quotidianas. Morreu em Macau em 30 de Maio de 1852 e está enterrado no antigo Cemitério Protestante.





Cortesia de algumas galerias de arte

«Na biblioteca da Sociedade de Geografia de Lisboa encontra-se um manuscrito escrito e assinado pelo seu próprio punho Carlos A. Montalto de Jesus, datado de Lisboa, 8 de Agosto de 1914, sobre George Chinnery, na sua opinião o maior artista europeu que viveu no Oriente fixando-se em Macau por muitos anos onde sempre genial, era a alma, o encanto da sociedade inglesa, e que ali morreu em 1852. Foi o grande pintor de Macau. Este estudo sobre Chinnery, a propósito da colecção de esboços à pena e aguarelas suas, muitas delas com temas macaístas, oferecidas à Sociedade de Geografia de Lisboa pelo sócio Lourenço Pereira Marques (que, lembre-se, foi um dos proponentes de Montalto) juntamente com outras peças de grande valor artístico, mantém-se, creio, inédito». In Carlos Montalto de Jesus.







JDACT