domingo, 1 de abril de 2012

Exposição. Ventura Porfírio. O Território do Desenho, Os Grande Formatos dos Anos Sessenta. «... procura mostrar tanto a variedade como a unidade de um trabalho alicerçado numa longa prática e numa vontade experimentar mudando, novas fórmulas expressivas, assim a diversidade dos desenhos é perfeitamente intencional e dela resulta uma espécie de mapa...»

(1908 –1998)
Castelo de Vide
Cortesia da fnsdaesperanca


ExposiçãoVentura Porfírio


O Território do Desenho
Os Grande Formatos dos Anos Sessenta
«Resolveu a Fundação de Nossa Senhora da Esperança iniciar a sua actividade no domínio das artes plásticas com uma exposição dedicada a Ventura Porfírio. A partir de uma obra que cobre mais de sessenta anos de actividade escolheu-se um conjunto relativamente pequeno de desenhos todos próximos no tempo; tais desenhos foram produzidos no final de um período de intensa actividade deste artista, a década que medeia entre 1958 e 1967, em que realizou centenas de trabalhos, muitos deles de reduzidas dimensões.
Este Território do Desenho procura mostrar tanto a variedade como a unidade de um trabalho alicerçado numa longa prática e numa vontade experimentar mudando, novas fórmulas expressivas, assim a diversidade dos desenhos é perfeitamente intencional e dela resulta uma espécie de mapa ou de mostruário das possibilidades do desenho; afinal o seu território que Ventura Porfírio conhecia perfeitamente e explorava a seu belo prazer.
Entre a rapidez e a demora, entre a forma e a fronteira do informe, entre a semelhança e o contraste estes 13 desenhos convidam-nos a uma viagem ao mesmo tempo real e imaginária nesse território sempre cheio de surpresas e de coisas novas que é o Desenho». In Fundação de Nossa Senhora da Esperança.


Exposição patente no Convento de S.Francisco – Castelo de Vide. Do dia 07 de Abril a 10 de Maio de 2012.
Horário: 10h00 / 12h30; 14h00 /18h00

Com a amizade de RR
JDACT