segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Os dias de Hoje. O Fim da Inocência. Diário Secreto de Uma Adolescente Portuguesa. Francisco Salgueiro. «Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a internet»

Cortesia de wikipedia

«Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional. Francisco Salgueiro dá voz à história real e chocante de uma adolescente portuguesa, contada na primeira pessoa. Um aviso para os pais estarem mais atentos ao que se passa nas suas casas». In Sinopse

«Este livro esteve quase para não ser publicado. O conceito e o conteúdo são de tal maneira polémicos que foram necessários muitos meses de negociação para estar hoje nas bancas das livrarias. A minha querida editora X, da Oficina do Livro, acreditou nele e batalhou de forma incansável. Muito obrigado. Faço, ainda, uma menção à Y, que, após tomar contacto com o manuscrito, mostrou um grande entusiasmo».

Nota escrita pela pessoa cuja vida é retratada neste livro
«Hoje em dia os pais têm pouca ideia daquilo que realmente se passa com os filhos. Julgam que as suas adolescências são iguais às que tiveram, e deixam-nos à solta. Acontece que a realidade actual é muitíssimo diferente daquilo que eu oiço dizer que era nos anos setenta, oitenta e noventa. É uma realidade em que o sexo e as drogas fazem parte do dia-a-dia. Se pensar e disser: Com o meu filho isso não acontece, porque é bom aluno e não o educo para se meter nessas coisas, talvez não seja má ideia ler estas frases do livro até ao fim. Eu também era boa aluna e os meus pais não me educaram para me meter nessas coisas. A primeira vez que li um livro do FS devia ter os meus dez anos. Foi o Homens Há Muitos. Havia algo de fálico na capa com a fotografia das cenouras que chamou a minha atenção. Eu sei que pensar em objectos fálicos aos dez anos pode parecer um pouco precoce. Se calhar para quem nasceu antes de 1990. Porque todas nós, que nascemos após essa data, falamos de sexo desde os dez anos. Continuei a ler os livros do FS e sempre tive a ideia de que ele seria uma pessoa a quem eu gostaria de contar a minha história. Uma história real e chocante. Infelizmente, não uma história única, porque à minha volta vi acontecer outras muito parecidas. Este livro é um alerta aos pais, para que estejam mais atentos ao que se passa nas suas casas. Só vocês podem prevenir, para que não aconteça aquilo que vão ler a seguir». Inês

Nota do Autor
«Ao longo de toda a minha vida profissional fui estando muito atento às diferentes gerações de adolescentes que foram surgindo. Escrevia para programas de televisão e sites para esse público-alvo, e achava que sabia tudo sobre eles. Confesso que a minha visão mudou totalmente ao conhecer a Inês. Nessa altura percebi que apenas sabia aquilo que eles queriam que eu soubesse. A Inês deu-me a conhecer o que se passa com os adolescentes portugueses da primeira década do século XXI, assim que fecham a porta de casa e chegam à rua. E o que ela contou deixou-me chocado. Comecei a contactar com a Inês depois de ela me ter enviado um e-mail a dizer que gostava muito de ler os meus livros. Foi mais um entre os inúmeros que recebo. Respondi, como faço sempre, só que a Inês continuou a escrever-me. Em cada novo e-mail contava-me um aspecto diferente da sua vida. Em cada mensagem, uma história mais chocante do que a anterior. Imaginei que tudo não passasse de fantasias de uma adolescente. Até que numa noite ela encontrou-me numa discoteca, onde estava com uns amigos, e veio apresentar-se. Aí percebi que as histórias que me contava eram verdadeiras. E sendo verdade, tudo aquilo representava um choque enorme. Fui estando com a Inês e com os amigos, recolhendo histórias e depoimentos. A primeira ideia era escrever um artigo, mas depois percebi que tinha de ser mais do que isso. Precisava de escrever um livro. Um aviso para os pais, que julgam saber o que os filhos fazem quando não estão em casa. Quero fazer um agradecimento muito especial à Inês, à R, à M, à F, ao B, ao P e ao H, que aparecem neste livro, por me terem confiado as histórias reais que aqui são contadas e por me terem deixado publicá-las. Os nomes são fictícios a fim de proteger as suas identidades. Por questões legais, todos os lugares e nomes de personagens secundárias foram alterados ou omitidos». In Francisco Salgueiro

In Francisco Salgueiro, O Fim da Inocência, Diário Secreto de Uma Adolescente Portuguesa, Oficina do Livro, Lisboa, 2010, ISBN: 978 989 555 19 6.

Cortesia de Oficina do Livro/JDACT