domingo, 7 de agosto de 2016

Vataça. Francisco do Ó Pacheco. «Por entre a azáfama da actividade portuária de Barcelona, Manolo e Juan Lascaris procuraram a nau de Ulisses Patrai. Homens com enormes fardos às costas, barris aos ombros cheios de vinho ou de mel»

jdact

«(…) Fechou a porta do quarto levemente e deixou que sua mãe descansasse por mais um pouco. Juntou-se a seus irmãos que conferenciavam no salão principal e questionou-os sobre o pedido da mãe. Havia várias opiniões mas todas elas não passavam pela ida de qualquer dos Lascaris a Constantinopla ou a Niceia. Para uns, a questão não tinha razão de ser, porque os objectos sagrados deveriam estar na posse da igreja de Constantinopla, quando o tal imperador usurpador Miguel Paleólogo tomou conta do império e acabou com o estado de Niceia. Para o irmão mais ve1ho, Juan, seria ajuizado, dizia ele, enviar uns emissários à procura do tio em Niceia e saber se este ainda viveria ou não, e onde parariam os objectos que a mãe dizia estarem escondidos, em local que apenas seria do conhecimento do seu irmão João Lascaris. E mais tarde, caso as respostas sobre a existência do tio João fossem positivas, decidiriam então quem, como e quando, para Constantinopla se deslocariam. Pareceu ajustada e prudente a sugestão de seu irmão e decidiram trabalhar melhor a ideia. À noite, à ceia, sua mãe decidira levantar-se e sentar-se à mesa grande do salão e com algum custo partilhar a refeição com os seus filhos. Não que fosse a sua última refeição, mas porque tinha resolvido voltar para sua casa em Zaragoça e por lá ficar durante uns tempos, até que Deus quisesse. Ninguém apoiou tal ideia mas Eudóxia era obstinada nas suas decisões e não valia a pena contrariá-la. Vataça iria com sua mãe até Zaragoça, quando fizesse a viagem de regresso e depois seguiria para Toledo de Castela, onde aguardaria informações sobre os resultados da tal deslocação dos emissários a Niceia.
Quando ouviu a proposta dos filhos, sobre o envio de emissários a Constantinopla e a Niceia, Eudóxia concordou com algum entusiasmo e logo de seguida sugeriu, que ainda nessa tarde e no dia seguinte, pela manhãzinha, alguém fosse com Manolo Ratia ao porto de Barcelona. Aí procurariam a nau do grego Ulisses Patrai, mercador, que percorria há anos todo o mar Mediterrâneo e o mar de Mármara, desde Constantinopla a Barcelona. E também todo o norte de África, de Argel a Alexandria, além de algumas incursões que por vezes fazia para além das colunas de Hércules, Para o grande oceano Atlântico, até terras de Portugal. Além disso, desse seu imenso conhecimento náutico, Ulisses tinha sido seu companheiro de brincadeiras, enquanto jovens, em Niceia, pois seu pai fora instrutor-chefe da guarda do palácio real e viveram e brincaram então, conjuntamente, no palácio de Niceia. E, ele, Ulisses, seria a pessoa indicada para tal tarefa.
Por entre a azáfama da actividade portuária de Barcelona, Manolo e Juan Lascaris procuraram a nau de Ulisses Patrai. Homens com enormes fardos às costas, barris aos ombros cheios de vinho ou de mel, caixotes e barricas cheias de sal ou de cereais, percorriam apressadamente os caminhos entre as grandes barcaças e as carroças que os levariam aos mercados de muitas vilas e cidades de Aragão. Percorreram todas as embarcações que se encontravam acostadas ao cais, perguntaram a muitos mercadores e a outros tantos descarregadores se o grego Ulisses, o Grande, como era conhecido nas lides portuárias, estaria no porto. Depois até questionaram os donos dos pequenos botes que percorriam as distâncias entre as naus ancoradas mais longe e o cais, trazendo pessoal das tripulações para terra ou levando-os de volta às naus, se o tinham visto em águas de Barcelona. Mas nada. Apenas souberam por outro mercador que o havia encontrado, cerca de um mês atrás, em Veneza, mas que deveria estar a chegar a Barcelona, dentro de um ou dois dias. Essa a notícia que levariam para casa. Mais valia então esperar algum tempo, encontrar o grego e depois face àquilo que ele dissesse, decidir o que fazer». In Francisco do Ó Pacheco, Vataça, A Favorita de Dom Dinis, Prime Books, 2013, ISBN 978-989-655-183-4.

Cortesia de PBooks/JDACT