quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Dominus Tom Fox. «Tranquem as portas. Já! A voz do cardeal Secretário de Estado Donato Viteri era intensa e ressonante. Há 23 anos que tinha esta função…»

jdact

«(…) Gesticulava amplamente ao falar, levantando a voz a ponto de gritar, o que fazia estrategicamente com frequência. Pretendia claramente que o ralhete fosse notado por todo o escritório, embora poucos para lá da divisória do cubículo estivessem a prestar atenção à troca de palavras. Alexander suspirou, afundou-se na sua cadeira e puxou o cigarro para si. Estaria muito mais disposto a brigar, a ripostar energicamente e a retaliar se lá no fundo não concordasse com as questões levantadas pelo miúdo. Ninguém queria saber destas histórias, muito menos ele. Alexander tinha entrado para o jornal não por causa do seu zelo, mas pela sua disponibilidade. Não se pode dizer que um homem a caminho dos 40 anos e aproximando-se da meia-idade, com duas licenciaturas em teologia e uma curta carreira como pároco, estivesse primorosamente preparado para o século XXI. Quando finalmente renegou o colarinho branco e abandonou a vida para a qual se tinha preparado desde a infância, desiludido com o conflito inconciliável entre uma instituição que devia ser santa e os homens que a dirigiam, que bastas vezes eram tudo menos isso, tinha-se deparado com um conjunto limitado de opções. Ele não era um programador que deixava a Apple para ir para a Google. Era um padre que saía da Igreja para um mundo que, a cada ano que passava, tinha cada vez menos certezas quanto ao que a Igreja representava e que estava cada vez mais convencido de que era anacrónica, desligada da realidade e irrelevante.
Mas Alexander tinha sido sempre um bom comunicador. Desde que não tivesse como objectivo as áreas de grande visibilidade ou competitivas do jornalismo, tipo pelo qual os jornalistas de vinte e tal anos lutavam e a que os repórteres mais velhos se agarravam com unhas e dentes, o jornal era uma opção viável. Junte-se-lhe o ângulo jornalisticamente sexy do ex-padre ressentido e seria o candidato certo para a secção Vida Eclesiástica do La Repubblica, que, no fundo, mais não era do que uma coluna de coscuvilhice sobre o que quer que conseguissem desenterrar das entranhas obscuras dos assuntos eclesiásticos correntes.
E pronto. Durante três anos tinha vasculhado os limites mais baixos daquilo por que a atenção humana podia ser persuadida a interessar-se. Sim, ocasionalmente havia escândalos sexuais, e a eleição de um novo papa, que tinha ocorrido apenas l1 meses antes, e estes assuntos traziam sempre agitação e atenção. Mas o resto do tempo..., o resto do tempo apenas podia aspirar a atingir um cume moderadamente interessante no seu trabalho. E a maior parte dos dias estava perfeitamente disposto a sentar-se na base dessa montanha, importando-se tanto com estas coisas como o leitor habitual do jornal. Levantou o olhar vazio da secretária. para sua infelicidade, o seu editor ainda lá estava. Alexander esperou pela seguinte rajada de insultos coreografados, mas a cara vermelha de Laterza estava lentamente a voltar à cor normal. Por instantes, parecia uma criança a quem os pais tinham dito que tinha de fazer qualquer coisa boa pelo rapaz que vivia ao lado, embora ele preferisse atá-lo a uma árvore e roubar-lhe a bicicleta. Vou atribuir-te um trabalho, Trecchio. As palavras saíam como se Laterza sentisse repugnância em dizê-las. Alexander estava surpreendido. A Direcção do jornal normalmente preferia que fosse ele próprio a encontrar as suas histórias. Que tipo de trabalho? Laterza franziu o sobrolho.
Aconteceu qualquer coisa na Basílica de São Pedro, qualquer coisa que tem que ver com o aleijado a pôr-se de pé. Há uma grande agitação na Internet desde o fim da missa desta manhã. De certeza que já soubeste de alguma coisa. A agitação na Internet não tem grande utilidade para mim, respondeu Alexander. Para mim é o derradeiro bastião dos idiotas e da coscuvilhice. Tudo bem, mas esses idiotas e coscuvilheiros têm andado aos saltos nas últimas duas horas e o alvoroço está a alastrar. Laterza deitou-lhe um olhar de pena. Alguns gravaram vídeos. Estou certo de que até tu consegues fazer uma história com isso.

Vaticano: 9h 31
Tranquem as portas. Já! A voz do cardeal Secretário de Estado Donato Viteri era intensa e ressonante. Há 23 anos que tinha esta função, a mais alta do Estado da Cidade do Vaticano depois da do pontífice, tendo passado pelos reinados de três papas diferentes. O homem alto de ombros largos era conhecido por não ser nem simpático nem verboso: o tipo de administrador clerical mais velho, que quem conhecia o Vaticano considerava da velha guarda e as multidões de fiéis de todos os outros sítios raramente viam. Viteri era um homem cuja espiritualidade era interior, nunca chegando à superfície em demonstrações de piedade ou reverência explícita, um prelado que se sentia mais à vontade atrás de uma secretária do que de um altar, que rezava com o mesmo tom pragmático com que dirigia as reuniões ou supervisionava as funções políticas. Dizia ocasionalmente que o seu amor pela Igreja se manifestava na maneira prática, incansável e assertiva com que supervisionava os assuntos da mesma. Não dava sermões, mas ordens, e quando falava, esperava ser obedecido. Que portas?
Christoph Raber, o comandante da Guarda Suíça, estava junto dele, ainda com as coloridas vestes cerimoniais que usara durante a missa que tinha acabado apenas minutos antes. Com o posto de Oberst, coronel, o mais elevado de todos os postos na Santa Sé e detido por apenas um homem, Raber era um oficial entroncado com puro músculo a cobrir os ossos firmes que nem os tufos da vestimenta formal conseguiam fazer parecer menos imponente. Na hierarquia do Vaticano, só o papa e o próprio cardeal Viteri podiam dar ordens a Raber. Todas, respondeu o cardeal, completando a sua ordem. Uma pausa longa e estranha. Mas lá está, pensou Raber consigo próprio, tudo nessa manhã tinha sido estranho». In Tom Fox, Dominus, 2015, tradução de Ângelo Santana, Topseller, 20/20 Editora, ISBN 978-989-883-913-8.

Cortesia de Topseller/20/20 Editora/JDACT