quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Filhas da Tempestade. Philippa Gregory. «Prático, bondoso, com jeito para os animais, forte, disposto, útil..., e bem-parecido. Quer dizer: creio que a maioria das pessoas o acharia bem-parecido. Outras até diriam que é irresistível»

jdact

Estrada de Roma para Pescara. Itália. 1453
«Os cinco viajantes a cavalo na estrada esburacada para Pescara faziam toda a gente virar a cabeça e olhar: a mulher que lhes levava cerveja aguada na estalagem à beira da via; o rapaz que se arrastava da escola para ir trabalhar na vinha de seu pai. Todos sorriam perante a radiância do casal na dianteira da pequena comitiva, pois eram belos, jovens e, como era bom de ver, estavam enamorados. Mas onde te parece que isto vai terminar, não me dirás?, perguntou Freize a Ishraq, a fazer que sim com a cabeça para Luca e Isolde, enquanto cavalgavam na estrada direita como um fuso que corria para leste na direcção da costa do Adriático. Estava um tempo de Outono dourado e, embora os buracos fundos da estrada de terra batida fossem intransitáveis no Inverno, agora passava-se bem, os cavalos eram robustos e os viajantes avançavam a bom ritmo rumo à costa. Freize, um jovem de cara quadrada e sorriso pronto, poucos anos mais velho do que o seu amo, Luca, não esperou por resposta de Ishraq. Ele está completamente caidinho por ela, continuou, e, se tivesse vivido no mundo e conhecido uma rapariga antes, já saberia ficar de sobreaviso. Mas é uma criança magricela saída do mosteiro, e deve pensar que ela é um anjo descido à Terra. Ela é loura e bela como qualquer fresco numa capela. Há-de terminar tudo em lágrimas, ela deixá-lo-á destroçado. Ishraq hesitou em retorquir. Estava com os olhos escuros fixos nas duas figuras à frente deles. Porque é que partes do princípio de que será ele a sair magoado? E se for ele a deixá-la a ela destroçada?, perguntou Ishraq. Eu nunca vi Isolde desta maneira com nenhum outro rapaz. Ele é também o seu primeiro amor. Por mais que ela tenha sido educada para ser a senhora do castelo, não havia visitas de cavaleiros, não apareciam trovadores a cantar o amor. Não penses que foi como numa balada, com damas e cavaleiros e rosas lançadas de uma janela com grades; ela foi criada com grande rigor. O pai ensinou-a a ser a senhora do castelo e contava que ela governasse as terras dele. Mas o irmão roubou tudo e ela foi enfiada num convento. Estes dias na estrada são a primeira hipótese que ela tem de ser livre no mundo real, e a minha também. Não admira que esteja tão feliz. Seja como for, parece-me maravilhoso que o primeiro homem que ela conheça seja o Luca. Ele tem mais ou menos a nossa idade, é o homem mais bem-parecido que nós, quer dizer, que ela já conheceu; ele é bondoso, verdadeiramente encantador e não consegue tirar os olhos de cima dela. Que rapariga não ficaria enamorada dele à primeira vista? Há outro jovem bem-parecido que ela vê todos os dias, sugeriu Freize. Prático, bondoso, com jeito para os animais, forte, disposto, útil..., e bem-parecido. Quer dizer: creio que a maioria das pessoas o acharia bem-parecido. Outras até diriam que é irresistível.
Ishraq adorava não pegar nas deixas dele, e olhou para aquela cara sorridente e para aqueles olhos azuis sinceros. Referes-te ao irmão Peter? Ela olhou para trás deles, para o clérigo mais velho que os seguia com o jumento pela arreata. Oh, não, ele é demasiado sério para ela, e nem sequer gosta dela. Na sua opinião, nós duas só vamos servir para vos distrair da vossa missão. Pois é verdade! Freize desistiu de arreliar Ishraq e voltou ao que o preocupava. Luca foi encarregado pelo próprio papa de tomar o pulso aos últimos tempos do mundo. Se o dia do juízo é para ser amanhã ou no dia seguinte, como todos parecem pensar, ele não deveria passar os últimos momentos na terra aos risinhos com uma antiga freira. Pois eu creio que ele não poderia fazer melhor, disse Ishraq categoricamente. Éum jovem bem-parecido, a desbravar caminho no mundo, e a Isolde é uma rapariga belíssima que acabou de fugir ao domínio da família e às ordens dos homens. Que melhor maneira de passar os últimos tempos do mundo, senão a enamorarem-se? Pois tu só pensas assim porque não és cristã, és uma espécie de pagã, retorquiu Freize, a apontar para as pantalonas dela por baixo da capa esvoaçante e para as sandálias nos pés nus. E não tens noção alguma da importância que nós temos. Ele tem de informar o papa de todos os sinais de como o mundo vai acabar, de todas as manifestações de mal no mundo. Ele é jovem, mas já é membro de uma ordem importantíssima. Uma ordem secreta, uma ordem papal secreta. Ela fez que sim com a cabeça. - Costuma faltar-me realmente a noção da suma importância dos homens. Tens razão em mo censurar». In Philippa Gregory, Filhas da Tempestade, 2013, Topseller, 20/20 Edotora, 2015, ISBN 978-989-849-173-2.

Cortesia de Topseller/20/20E/JDACT