sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

O Evangelho Segundo Lázaro. Richard Zimler. «Vão chegar invasores do outro lado do rio Jordão e todos teremos de estar prontos para lutar. É essa a mensagem…»

jdact

«(…) Quanto tempo decorreu entre o velho de faces escavadas e olhos lacrimosos que te escreve agora e o miúdo de oito anos, ligeiro como uma andorinha, que fui outrora? Segundo o calendário, passaram cinquenta e sete anos. E, contudo, segundo o meu coração alado, é o momento fugaz que me leva a fechar os olhos e pousar em Natzeret... Estou empoleirado na esteira do meu quarto. É o décimo segundo dia do mês de Tevet, muito depois da segunda ronda da noite, e, pela janela, vigilante, espreita a Lua. Estamos no ano sessenta e sete desde a conquista do Sião pelos romanos, e Augusto é o nosso imperador. Quando finalmente volto a adormecer, sonho que o senhor é uma águia vermelha cor de sangue, com uma poupa roxa e olhos pretos de azeviche. Pousada no canto do nosso telhado, contempla no horizonte a poalha do nascer do sol com uma expressão severa e atenta, como se o mundo inteiro dependesse da Sua vigilância. Quero tocar-Lhe, mas o medo do seu bico forte e aguçado tolhe-me os movimentos. Mesmo assim, ouso dar um primeiro passo cauteloso e, quando vejo que Ele, o Deus-Águia, não reage irado, aproximo-me um pouco mais. Quando chego ao lado d’Ele, ajoelho-me e estendo a mão com a cautela de um miúdo que iá assistiu a várias execuções, incluindo o apedrejamento da sua tia Zilpah. Transformo o meu gesto numa espécie de murmúrio de saudação, prova da minha boa vontade e intenções honradas. Com uma graciosa vénia, o Senhor inclina-se para mim, dando-me permissão. Faço deslizar as pontas dos dedos ao longo da plumagem fresca, firme e sedosa do Seu dorso. Tocar naquele corpo, tão compacto e poderoso, dá-me um arrepio. O Senhor inclina a cabeça para o lado; os Seus olhos escuros encontram os meus e fazem-me uma pergunta. Eliezer, digo-Lhe. Mas o meu pai chama-me Lazarus. Ele baixa as pálpebras, mostrando que entendeu. Será que nesse momento Ele e eu passamos por uma porta invisível? Agora, parece que residimos no nosso próprio tempo e espaço. Só uma década mais tarde, hei de dar voz aos meus sentimentos e transpô-los em palavras, que serão as seguintes: a nossa cumplicidade silenciosa criou uma ilha para ambos e, à volta dessa ilha, encontra-se tudo o que já fui outrora, e tudo o que nunca mais serei.
E, de repente, a cena muda... Estou de pé na muralha defensiva de pedra que circunda Natzeret. O Senhor, empoleirado no meu ombro direito, segura-se com firmeza, cravando-me na carne as Suas garras curvas e cor de ferrugem. Vão chegar invasores do outro lado do rio Jordão e todos teremos de estar prontos para lutar. É essa a mensagem que leio nos Seus olhos ansiosos e fixos na aurora cor de bronze que se espraia sobre a Galileia. Perscruto a silhueta das colinas que rodeiam a nossa vila, tentando descobrir os arqueiros e lanceiros de um exército estrangeiro, e nesse momento vejo uma espiral de chamas desdobrar-se no horizonte. Em breve se lhe seguem outras, e então entendo que me enganei, não é o Sol, ainda oculto, que anuncia o seu regresso; é o inimigo que incendeia os nossos pomares. Soltando um grito de guerra, o Senhor levanta voo e ergue-Se no céu com um restolho de asas que se abrem. Uns momentos mais tarde, ao voar em flecha sobre as chamas, o calor que delas emana transfigura-o, aumentando em dez vezes o seu tamanho e logo a seguir de novo noutras dez. Mas, num ápice, ei-Lo que desaparece por detrás de uma longínqua cordilheira de montes em chamas. A minha volta espraia-se um mar de fogo e fumo. Volta, vem ter comigo!, grito em desespero. Não quero morrer aqui! Atrás de mim, ouço uma voz de homem chamar-me pelo nome». In Richard Zimler, O Evangelho Segundo Lázaro, Porto Editora, 2016, ISBN 978-972-004-854-7.

Cortesia de PEditora/JDACT